domingo, 12 de maio de 2013

Por onde começar?

Quando eu decidi que eu queria fazer um intercâmbio, uma das minnhas maiores dúvidas foi: Por onde começar? Então eu decidi fazer postagens sobre qual seria o passo a passo dessa jornada:


1- Pense em quais são os seus objetivos e prioridades com essa viagem: 
  1. Não ter contato com brasileiros?
  2. Ir para uma cidade grande ou pequena?
  3. Qual é o seu orçamento aproximado?
  4. O que você gosta em relação ao clima, frio ou calor?
  5. Você deseja trabalhar ou só estudar?
Enfim..essas perguntas poderiam durar uma eternidade, mas o objetivo delas é fazer você parar para refletir sobre o que é importante e quais são as suas prioridades na hora de escolher um local para ir.

2.1-Se caso você, assim como eu, decidiu contratar uma agência de viagens para lhe dar todo o suporte antes e durante a viagem,vá no Google e selecione agências de intercâmbios( se quiserem depois posso falar da agência que escolhi, dos pontos positivos e negativos). Mande emails, telefone, visite o site deles, que normalmente oferecem diferentes opções de programas e sempre procure referência de pessoas que fecharam pacotes com eles, se ficaram satisfeitos ou não. Nessas mesmas agências eles lhes darão opções não só de programas, como de preços e países e cidades que possam se encaixar no perfil do que você procura.No final das contas essas agências serão o seu suporte, antes e durante o intercâmbio, acreditem, tudo é mais difícil sem elas.

2.2- Caso você seja aventureiro e independente, aqui vão algumas dicas dos primeiros passos a se tomar para viajar sem uma agência e algumas coisas que vocês precisarão:

  1. Retire o seu passaporte. Esse é sem dúvida o primeiro passo, já que sem passaporte não tem visto, e sem visto não tem viagem. Dependendo da época do ano e da demanda, o seu passaporte pode demorar até 3 meses para ficar pronto e isso poderia atrapalhar os seus planos. Vá ao site da polícia federal e agende uma data para retirar o seu passaporte. Preste atenção aos documentos que eles pedem, é bem simples, mas se faltar algum deles você terá de reagendar uma data, o que pode ser um problema. http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte
  2. Procure na internet escolas de idiomas na cidade que você escolheu estudar. Procure boas referências da escola através de ex-estudantes, tente rastreá-los no facebook e converse com eles diretamente, afinal estudantes felizes que escrevem no blog da escola não destacam os pontos negativos.
  3. Depois de escolhida a escola e o programa que mais se encaixa no seu perfil, entre em contato com a escola e se informe como eles trabalham, feche a negociação com eles, afinal o visto só poderá ser retirado depois que você for aceito pela escola e apresentar uma carta de aceitação.
  4. Procure se informar se a escola é responsável por arrumar a sua Homestay, casa de família anfitriã do país visitado( falarei mais sobre isso) para o seu primeiro mês de estadia. Caso eles não sejam, o principal jeito seria entrar em contato, através de redes sociais, diretamente com pessoas que tiveram boas experiências com suas homestay para lhe indicarem. Não aconselho fechar negócio com pessoas que você não conheça e não tenha referências sobre, pode ser perigoso.
  5.  Uma vez que você tiver a carta de aceitação da escola é hora de tirar o visto( depois vou fazer um post só sobre vistos e papeladas)
  6. Tire o seu visto com bastante antecedência para que você consiga comprar as passagens( sempre de ida e volta para mostrar que você não tem a intenção de ficar) mais baratas. Passagens de última hora podem lhe custa o dobro ;)
Esses são os primeiros passos e mais fundamentais. Aos poucos vou postando sobre esse e muitos outros assuntos em postagens especiais parra cada assunto. Se vocês gostarem deixe comentários e sugestões sobre quais assuntos vocês querem que eu fale primeiro. 

Espero que vocês gostem!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário